Projetos da Linha de Pesquisa Engenharia de Software

Image A Estação TABA é um ambiente de desenvolvimento de software que apóia a execução das atividades a serem desempenhadas em um processo de software, através de um conjunto de ferramentas integradas e repositórios contendo informações adquiridas durante a execução do processo do projeto. A Estação TABA foi desenvolvida no contexto de um projeto acadêmico e não é comercializada, sendo cedida para uso às organizações do Brasil. A Estação TABA apóia processos aderentes ao CMMI e MPS.BR. 

eSEE - experimental Software Engineering Environment

Atualmente, a indústria de software tem conhecimento limitado sobre como software é projetado, construído e evoluído ao longo do tempo. Sente-se a necessidade de modelos adequados para analisar processos e produtos de software; sente-se a necessidade de entendimento dos limites da tecnologia em determinados contextos; e sente-se a necessidade de habilidade de análise e de experimentação. A ausência de modelos de processos e produtos adequados, de conhecimento dos limites das tecnologias de software e de análise e estudos experimentais limita o conhecimento e a evolução dos conceitos subjacentes à construção de software.  Neste sentido, estamos construindo um ambiente de apoio à execução de estudos experimentais em engenharia de software – eSEE (experimental Software Engineering Environment), que envolve os aspectos de apoio inicial à ciência em larga escala (e-science), tais como utilização de infra-estrutura de Internet para a execução e acompanhamento do processo experimental e o uso de uma arquitetura orientada a serviços fundamentada em tecnologias XML para integração de ferramentas no ambiente. 

Read more: eSEE - experimental Software Engineering Environment

ImageO principal objetivo do projeto Odyssey é prover mecanismos, baseados em reutilização, para o desenvolvimento de software, servindo como um arcabouço onde modelos conceituais, arquiteturas de software, e modelos implementacionais são especificados para domínios de aplicação previamente selecionados.

O principal objetivo do projeto Odyssey é prover mecanismos, baseados em reutilização, para o desenvolvimento de software, servindo como um arcabouço onde modelos conceituais, arquiteturas de software, e modelos implementacionais são especificados para domínios de aplicação previamente selecionados. 

Read more: Odyssey

O CORE-KM (Customizable Organizational Resources Environment with Knowledge Management) é um ambiente passível de customização para diferentes organizações, de acordo com suas necessidades de conhecimento e processos organizacionais. Cada organização tem características próprias e processos organizacionais diversos que, portanto, devem ser apoiados por um ambiente de gerência de conhecimento específico. O CORE-KM apóia a definição, customização e execução de ambientes de gerência de conhecimento específicos.

Read more: CORE-KM

Image
O desenvolvimento baseado em componentes (DBC), de acordo com as pesquisas em reutilização de software, apresenta-se como uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos. Atualmente, a maioria dos produtos de software disponíveis no mercado utiliza uma abordagem de desenvolvimento em blocos monolíticos, formados por um grande número de partes interrelacionadas, onde o relacionamento entre estas partes não fica evidenciado através de uma interface bem definida.
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1  2 
  •  Next 
  •  End 

Page 1 of 2

Go to top