O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de um sistema computacional que permita a integração dos diversos workflows de análise, modelagem, simulação e visualização de bacias sedimentares e sistemas petrolíferos. O desenvolvimento do projeto se dará sobre uma aplicação específica: o estudo das ocorrências de óleo pesado da região de águas profundas/ultra-profundas da Bacia de Campos. 

 

A instituição interveniente (co-financiadora) será a Hewlet-Packard (HP), tradicional fornecedora de hardware e software para a indústria petrolífera no país e no mundo. Ela atua ativamente no fornecimento de soluções que variam desde equipamentos e softwares padrão de mercado até sistemas sofisticados para atender o grande poder computacional demandado por atividades tais como engenharia de plataformas, geologia, prospecção, mineração de dados, modelagem e simulações. Mas muito mais do que vender hardware e pacotes de software, a HP se empenha em ser capaz de fornecer soluções completas para a indústria. 

A aplicação proposta neste projeto de pesquisa é multidisciplinar, envolvendo diversas áreas de conhecimento, incorporando tecnologias emergentes em: Computação de Alto Desempenho, Data Mining, Modelagem e Simulação Computacional e Engenharia de Software. 

GRUPOS DE PESQUISA: 

SIM - MOD: Simulação e Modelagem. Desenvolvimento de modelos analíticos de bacias e formação de acumulações de óleos pesados. 

HPCC: Computação de Alto Desempenho. Desenvolvimento de ferramentas para computação de alto desempenho para a otimização dos algoritmos empregados na modelagem e simulação por elementos finitos. 

DM - BD: Data Mining e Banco de Dados. Desenvolvimento de algoritmos de Data Mining sobre dados adquiridos da ANP e ferramentas para armazenamento e acesso eficiente destes dados. 

ESW: Engenharia de Software. Especificação das interfaces para integração dos algoritmos desenvolvidos pelos grupos voltados para aplicação de acordo com o workflow do ambiente; desenvolvimento de arquiteturas baseadas em serviços para construção de software; adaptação de ferramentas de apoio (CASE) para o processo de construção do software baseado na WEB; utilização de mecanismos para gerência de workflow científico aplicados à Engenharia; adaptação de ferramentas de apoio (CASE) para o processo de construção do software; adaptação de aplicações baseadas em componentes e reutilização.  

Página do projeto: http://lens.cos.ufrj.br:8080/hpcoppe

Go to top