O CORE-KM (Customizable Organizational Resources Environment with Knowledge Management) é um ambiente passível de customização para diferentes organizações, de acordo com suas necessidades de conhecimento e processos organizacionais. Cada organização tem características próprias e processos organizacionais diversos que, portanto, devem ser apoiados por um ambiente de gerência de conhecimento específico. O CORE-KM apóia a definição, customização e execução de ambientes de gerência de conhecimento específicos.

 

   Este projeto teve início em 2001 com a definição de um processo de customização de ambientes de gerência de conhecimento. Paralelamente a definição deste processo, foi definida e construída a infra-estrutura de customização de ambientes.

   Duas experiências de customização de ambientes já foram realizadas. A primeira experiência, o ambiente CardioKnowledge , foi realizada para a Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC). Este ambiente apóia os processos da FBC relacionados à pesquisa, disponibilizando para médicos cardiologistas, estudantes de graduação, corpo de enfermagem, residentes em cardiologia e pessoal de apoio administrativo, o conhecimento organizacional sobre os procedimentos para pesquisa em ambulatórios assistenciais e participação em estudos multicêntricos internacionais.

   A segunda experiência de customização foi realizada para uma empresa de desenvolvimento de software, a Tecteam, produzindo o ambiente TecKnowledge que apóia o processo de fornecimento de software, disponibilizando para o gerente do projeto o conhecimento organizacional sobre propostas, contratos e projetos, sugerindo conhecimento adquirido em projetos similares para apoiar novas estimativas de cronograma, custos, recursos, pessoal e qualidade do projeto. Para o desenvolvimento desta ferramenta, o processo de fornecimento de software foi definido e modelado em conjunto com a empresa Tecteam e engloba todas as atividades relativas ao fornecimento como, por exemplo, a preparação da proposta comercial, a definição, execução e controle do plano do projeto, entre outras.

  Outras duas experiências de customização estão em curso. A primeira experiência está sendo realizada para a Gerência de Orçamentação e Contratação da área de Refino de uma empresa brasileira que trabalha na área de extração e refino de petróleo. A gerência é responsável pela realização de estimativas de custo, elaboração de orçamentos e pelo controle da execução de projetos de engenharia em refinarias brasileiras. Neste contexto, o objetivo do ambiente de gerência de conhecimento customizado é apoiar a gestão de custos. Para atingir este objetivo, o ambiente englobará além das ferramentas genéricas para aquisição, preservação e disseminação do conhecimento, ferramentas específicas para apoiar o processo de gestão de custos. Estas ferramentas deverão apoiar a execução do processo e o aprendizado organizacional em gestão de custos, mantendo dados de previsões e realizações anteriores. Para este ambiente, já foram identificamos seus objetivos, necessidades específicas de conhecimento e realizados os projetos criativo inicial e de interface web. Os processos de estimativa, orçamentação e controle de custos assim como o processo de treinamento foram definidos e modelados. No momento, as ferramentas específicas estão sendo implementadas e em um futuro próximo serão integradas ao ambiente de gerência de conhecimento customizado. 

Sua arquitetura de implementação compreende quatro camadas:

  • Camada cliente - Microsoft Internet Explorer;
  • Camada de apresentação - HTML, C#, Micorsoft Internet Information Server e ASP.NET;
  • Camada de lógica de apresentação - C# e paradigma OO;
  • Camada de dados - SQL Server e mecanismos de stored procedures. 

Página do projeto: http://lens.cos.ufrj.br/conhecer

Go to top